PESQUISE TEMAS DESTE BLOG

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

NOSSOS HERÓIS!

        Na segunda apresentação de OS DEUSES DO OLIMPO, no domingo, 16 de dezembro de 2012 no palco montado no CIEP Gulherme da Silveira Filho, nossos alunos apresentaram-se novamente em todo seu esplendor. 

     Em mais uma noite linda, com a casa lotada, nossos jovens atores mostraram o quanto evoluíram neste segundo ano de atividades do PROJETO MUVUCA. 

        E que venha 2013! Nossos heróis estão prontos!









sábado, 15 de dezembro de 2012

OS DEUSES DO OLIMPO

Sábado, 15 de dezembro de 2012



Durante todo o dia os jovens atores (entre 09 e 21 anos) do PROJETO MUVUCA revezaram-se no palco montado na quadra de esportes do CIEP Guilherme da Silveira Filho. O autor e diretor da peça OS DEUSES DO OLIMPO, Alex Borges, havia chegado no local ás dez horas da manhã para acompanhar seus pupilos durante todo o dia. E assim foi!

A produção havia montado a estrutura na noite anterior e todos os preparativos foram finalizados naquele sábado. Escolhemos um CIEP e não um teatro, como forma de popularizar a apresentação, aberta à todo público da comunidade, e também para marcar nossa homenagem a duas figuras muito queridas a todos nós educadores, artistas e pensadores: Darcy Ribeiro, idealizador do programa dos CIEP's e Oscar Niemeyer, arquiteto que desenhou o CIEP como um templo da educação, segundo lar de todos os brasileiros.

Figurinos distribuídos, todos estavam à postos e colocaram sua disposição à prova. Um dia longo em Jardim Bangu, uma comunidade distante na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, onde o "Muvuca" decidiu instalar sua primeira base, contando com o potencial dos jovens desta região abençoada com as temperaturas mais altas do Estado, e onde poucos olhos miram na hora de fazer investimentos em Cultura e Educação.

E os Deuses do Teatro não nos abandonaram: a noite começou com o Projeto Paralelo mostrando o poder dos novos atores-diretores Jhonny Silva e Camila Barboza apresentando seus esquetes super criativos que arrancaram aplausos da platéia ... e depois, em grande estilo, seguiu-se a peça OS DEUSES DO OLIMPO, com um elenco de 21 atores, quase todos interagindo o tempo todo no palco, um verdadeiro desafio de direção para Alex, autor da peça e que, no Projeto Muvuca, trabalhou também na cenografia, direção e figurino, com ajuda de Felippe Araújo como co-diretor (e ator, como Zeus) e Marcelo Sousa com Léo Santos na produção, som, iluminação e fotografia.

O clima era tenso no início, mas quando "os deuses" pisaram no palco, um clima de magia tomou conta do local. A peça foi acompanhada por uma multidão de pais, amigos, curiosos, visitantes, irmãos, atores, produtores, e houve uma unanimidade: a despeito de ter sido uma produção de baixo orçamento, os "deuses" cumpriram seu papel com louvor, e foram aplaudidos de pé por todo o público, muitos deles às lágrimas por ter tido a oportunidade de participar de um momento tão especial na vida de muita gente que via seu primeiro espetáculo de Teatro naquele dia, e justamente com um filho, irmão, amigo, lá na frente, no palco!










No fim da peça e após os longos aplausos da platéia, o palco transformou-se numa grande festa, e a multidão tomou conta, dançando com OS DEUSES DO OLIMPO naquela noite iluminada pela energia do Projeto Muvuca!

SUCESSO!